Escalada: Um Esporte Fora da Caixinha

Introdução à Escalada

A busca por melhorar a saúde e o bem-estar deveria ser uma obrigação. Manter atividades físicas e bons hábitos está diretamente ligado à longevidade, porém, essa busca pode ser, muitas vezes, frustrante. Muitas pessoas frequentemente acabam se deparando com barreiras que as impedem de manter uma rotina de exercícios consistente. A praticidade das academias de musculação, por exemplo, pode ser intimidante ou monótona para alguns.

A Importância da Escalada como Atividade Física

É exatamente neste contexto que a escalada surge como uma alternativa empolgante, desafiadora e inclusiva, propiciando não só uma atividade física completa, como também uma experiência de comunidade, superação pessoal e autocontrole.

A beleza da escalada reside em sua capacidade de ser democrática e acolhedora. Homens e mulheres, jovens e idosos, pes

soas com diferentes tipos físicos e habilidades, nesse universo todos são muito bem-vindos.

A escalada, ou “climb”, como seus praticantes carinhosamente se referem ao esporte, apresenta um espectro amplo de modalidades, cada uma com seus próprios desafios e recompensas, tornando assim a escalada acessível e atraente para qualquer pessoa. Além disso, a escalada é conhecida por promover um equilíbrio entre o desenvolvimento muscular e a perda de gordura, tudo isso de uma maneira que é tão envolvente quanto eficaz.

Cristina encontrou na Escalada uma Alternativa à Musculação

Um exemplo é Cristina Gonçalves, gerente de vendas e terapeuta corporal que é adepta da prática. Ela estava desmotivada na musculação, fazendo a prática apenas por obrigação, quando foi convidada por uma amiga para uma escalada na rocha. Antes mesmo de confirmar esse convite, correu para a UP Escalada, um ginásio localizado em Belo Horizonte, e experimentou. Foi amor à primeira subida. Não parou mais. Cristina que já fez cursos, também já conheceu vários pontos de escalada aqui no Brasil: em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

“A escalada me deu preparo físico, autocontrole, paciência e muita massa muscular! Sem esquecer da diversão e do contato com a natureza!” – relatou Cris.

A Escalada em Rocha

Isso não quer dizer que você não possa se aventurar diretamente na escalada em rocha; o importante é estar bem direcionado, com equipamentos de segurança e um instrutor preparado para ter o suporte necessário.

A escalada é para todos… ela é um esporte inclusivo, isso porque a escalada possui várias modalidades e graus de dificuldade, o que permite que qualquer pessoa escolha a técnica que melhor se adapte ao seu gosto.

Vamos falar de todas elas para você escolher a sua!

1. Indoor

Escalada Indoor, que se tornou um esporte olímpico, viu a popularidade dos ginásios de escalada disparar. Os ginásios são espaços ideais para iniciantes e oferecem um ambiente seguro e controlado para aprender e praticar. A variedade de rotas e os diversos níveis de dificuldade permitem que todos encontrem seu espaço.

Aqui a família toda é bem vinda… desde as crianças pequenas até as avós e os avôs encontrarão um caminho para se desafiarem. Você vai encontrar em um ginásio pessoas que estão começando agora no esporte e até atletas experientes aprimorando suas técnicas. Os equipamentos em ginásio são emprestados ou alugados, você pode experimentar e depois adquirir seus próprios equipamentos.

2. Boulder

Boulder é a modalidade que é praticada em blocos de rocha ou em paredes baixas, mais parecidas com muros. Pode ser praticada por todos sem o uso de equipamentos, apenas com colchões para que as pequenas quedas sejam feitas em segurança. O boulder é excelente para quem deseja melhorar a força e a técnica, focando em movimentos curtos e intensos que desafiam tanto o corpo quanto a mente. Essa modalidade também é possível para todos, desde iniciantes até atletas mais experientes, pois existem caminhos com graus de dificuldade diferentes. Existem ginásios que têm os muros para Boulder, mas a prática pode ser feita em ambiente natural também.

3. Esportiva

Escalada Esportiva é feita na natureza, o que para muitos aumenta o nível de desafio. São vias nas rochas que possuem pontos de proteção fixos ou chapeletas. A escalada esportiva testa a resistência e a técnica dos escaladores. É uma ótima opção para quem busca superar limites e alcançar novos patamares de habilidade. Você vai precisar trabalhar o psicológico por conta das alturas mais elevadas, mas chegar ao topo é a certeza de que existe uma outra perspectiva lá do alto, o que pode fazer o praticante pensar sua vida com perspectivas diferentes também. Essa modalidade exige uma parceria para a prática e equipamentos específicos.

4. Tradicional

Escalada Tradicional é considerada por muitos uma das modalidades mais desafiadoras. Exige que os escaladores coloquem suas próprias proteções enquanto sobem. Ela requer um alto grau de conhecimento técnico e um forte autocontrole. Deve ser praticada no mínimo em duplas e é necessário uma grande gama de equipamentos específicos.

5. Big Wall

A escalada em Big Wall é para os que buscam uma experiência extrema. As grandes paredes representam o ápice da escalada. Imagine subir paredes de 900 metros ou até maiores! Estas jornadas precisam de um grande estudo e planejamento, levando até dias para finalizar um objetivo. Você vai precisar de determinação, foco e um grande autocontrole. As Big Wall devem ser exploradas com no mínimo dois praticantes e algumas vezes será necessário equipamento para dormir em suspensão nas rochas.

6. Free Solo

A mais desafiadora de todas as técnicas é o Free Solo, ou escalada livre. Imagine você subir grandes paredes sozinho e sem equipamentos de segurança. Essa técnica é cheia de desafios e é para poucos. O Free Solo é extremamente desafiador, há um risco de morte iminente e a frieza se faz necessária.

Para sentir a adrenalina dessa técnica, assista a façanha de Alex Honnold no documentário vencedor do Oscar 2019 “Free Solo”, ele se encontra na plataforma Disney.

O Pilar Central da Comunidade de Escaladores

A escalada indoor tem se tornado o pilar central para a comunidade de escaladores. Com a vantagem de ser praticada em qualquer clima, mesmo em temporadas de chuvas intensas, ela oferece uma maneira eficaz de construir força, resistência e flexibilidade. Além disso, a prática indoor é um excelente exercício mental, exigindo foco, planejamento e estratégia para superar os percursos. Para quem mora nas cidades, é uma excelente opção para treinos periódicos. Ela pode ser a porta de entrada para que um praticante inicial ganhe confiança e experiência para depois chegar até a rocha, na natureza.

O Paraíso dos Escaladores

O Brasil é um paraíso para escaladores de todos os níveis, com locais mundialmente famosos que desafiam e encantam.

Em Minas Gerais, temos um dos maiores sítios de escalada do país, a Serra do Cipó. Mas não paramos por aí…

Ainda temos na Bahia a Chapada Diamantina, no Rio de Janeiro a Pedra da Gávea e o Pão de Açúcar, na divisa dos estados de MG, RJ e SP temos a Serra da Mantiqueira, em Mato Grosso temos Nobres e a Chapada dos Guimarães e muitos outros pontos maravilhosos espalhados por todo o território para explorar.

Principais Montanhas a Nível Mundial

Internacionalmente, existem destinos obrigatórios para os escaladores, como o Parque Yosemite nos EUA, Fontainebleau na França e a Patagônia na Argentina, que são alguns dos lugares reverenciados dentro da comunidade.

A Consciência Ambiental na Escalada

Além do desafio físico, a escalada ao ar livre aproxima as pessoas de uma consciência ambiental, já que o cuidado com a natureza é muito importante para a preservação dos ambientes onde o esporte é praticado. Escaladores frequentemente se tornam defensores do meio ambiente, praticando a ética de “Leave No Trace”, o que garante o equilíbrio da fauna e flora.

Conclusão

A escalada não é apenas uma atividade física; é uma jornada de autodescoberta, conexão com a natureza e superação de limites pessoais. Se você está procurando por uma forma de exercício que seja desafiadora, recompensadora e comunitária, a escalada pode ser a escolha perfeita. Com opções tanto indoor quanto outdoor, sempre há um caminho para começar, independentemente da sua experiência ou localização.

Vamos deixar sugestões de ginásios para você planejar o início da sua jornada!

1. Casa de Pedra – São Paulo, SP
2. Fábrica – São Paulo, SP
3. Campo Base – Curitiba, PR
4. Onsight – Porto Alegre, RS
5. Evolução – Rio de Janeiro, RJ
6. Up Escalada – Belo Horizonte, MG
7. 90 Graus – São Paulo, SP
8. Montanha Minha Praia – Salvador, BA
9. Caverna – Brasília, DF
10. Bio Ritmo – Goiânia, GO
11. Mancha – Cuiabá, MT

Se você é como nós e está entediado com o treino de musculação ou de Pilates… A escalada espera por você! Na busca por mais saúde e movimento você pode encontrar uma paixão que irá transformar sua vida. Como dizem os escaladores, se o “bichinho da escalada te picar” você não vai parar! Visite um ginásio de escalada, desafie-se e celebre novas conquistas. Esse esporte está ao seu alcance!

Viva essa experiência transformadora e caia Fora Da Caixinha agora!


 

3 comentários em “Escalada: Um Esporte Fora da Caixinha”

  1. Pingback: Ative a Consciência e Viva Sucesso e Prosperidade, Veja Como

  2. Pingback: Harmonize Corpo, Mente e Alma para uma V ida Plena!

  3. Pingback: Esportes Radicais e a Influência No Mundo Dos Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima